Nossa História

O Instituto Educacional e Assistencial Pio XII é uma organização da sociedade civil fundada em 11 de março de 1958 pela iniciativa da Paróquia Sant’Ana, com finalidade de assistir às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Primeiramente, o instituto funcionou no Dispensário Santa Rita, junto à sede paroquial nos anos de 1963 a 1964, que passou a funcionar em sede própria, lugar onde iniciou os atendimentos as famílias em situação de vulnerabilidade e em situação de abandono, sendo viúvas, doentes e desempregados, eram fornecidos gêneros alimentícios e medicamentos. Logo após, fortaleceu suas ações com Roupeiro “Dona Carlota de Vasconcellos” onde desenvolvia trabalhos de confecção de roupas e enxovais, voltados para gestantes e recém nascidos de famílias comprovadamente em vulnerabilidade social.
Em 1974 se iniciou o atendimento de crianças, até que este atendimento se transformasse em uma creche. O que justificou a criação da creche foi o fato da grande demanda das mães que necessitavam trabalhar para sustentar suas famílias ou complementar a renda familiar e não possuíam local para deixar seus filhos.
Estratégia de atuação
Hoje temos 02 (duas) unidades de atendimento, a Unidade I atua no âmbito da primeira infância, atendemos 130 crianças de 0 a 03 anos e 11 meses, nos níveis berçário, mini grupo e maternal. As crianças participam das atividades educacionais de segunda-feira a sexta-feira em período integral, recebendo também cuidados de alimentação e higiene. As famílias das crianças inseridas neste serviço recebem acompanhamento também no âmbito social, atendimentos e orientações sobre seus direitos e deveres enquanto pais e cidadãos, bem como, encaminhamentos a rede de garantia de direitos, almejando inclusão em programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Também realizamos bimestralmente grupos socioeducativos com as famílias, visando fomentar a função protetiva da família e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Em julho de 2015 ocorreu a implantação da Unidade II, através do “Projeto Ação para Vida”, onde a instituição passou a executar o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade e atender adolescentes e jovens na faixa etária de 12 (doze) a 18 (dezoito) anos excepcionalmente até 21 (vinte e hum) anos e suas respectivas famílias, ressaltamos que o serviço executado pelo Instituto desde 2005, passou a contar com espaço próprio.
No mês de julho de 2017 o Instituto Educacional e Assistencial Pio XII, passou a executar o Programa Criança Feliz, serviço com caráter intersetorial, que busca a articulação entre as diversas políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa busca também colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade.
Em outubro de 2019 nasce o Projeto Amor Exigentinho, como subgrupo do Amor-Exigente, que propõe-se a promover a prevenção ao uso de drogas, com crianças e adolescentes, por meio de ações educativas, com base na informação, na arte, no lúdico e na literatura infantil, incentivando-os a um trabalho de construção da autonomia, de escolhas saudáveis e fortalecimento das relações afetivas. O projeto é realizado em parceria com o FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A atuação dos profissionais do Instituto Pio XII é sempre pautada em atendimentos acolhedores e éticos, almejando a garantia os direitos da população atendida, a redução das desigualdades sociais e a contribuição para construção e consolidação de uma sociedade mais justa e fraterna.
MISSÃO
NOSSO OBJETIVO: Contribuir para a formação de cidadãos conscientes.
​
​
VISÃO
NOSSO LEGADO: Ser referência no atendimento educacional e social humanizado.
​
​
VALORES
NOSSAS ESCOLHAS: Amor; Confiança; Comprometimento; Família; Ética.
